O grão de Mostarda

O grão de Mostarda Lucas 13:19 V.19 




Um grão de mostarda… e ele cresceu, e se tornou uma árvore, e as aves que voavam por perto fizeram ninho em seus ramos. Em nossa série: Parábolas no contexto original, podemos ver uma dos textos mais intrigantes, e que traz dúvidas e um pouco de confusão, a parábola do grão de mostarda. 

Muitas pessoas do meio ateísta até mesmo julgam que a bíblia é um livro cheio de erros, por não entenderem o que realmente está escrito, falta apenas de conhecimento da cultura judaica e até mesmo do que acontecia na época em que o texto foi escrito. 

Hoje em dia com o advento da internet, facilidade para viajar muitas pessoas que não tinham acesso a essa " árvore" e ao grão de mostarda, conseguem ver através de viagens ou computador. Alguns ficam preocupados e acabam dando razão para o que informamos mais acima. 

Talvez por alguma falta de atenção, nunca perceberam que o próprio texto, elucida a parábola, a Bíblia nos mostra que o pé de mostarda é pequeno e sua semente também em Mateus capítulo 13 e versículo 31 e 32 Yeshua conta a parábola e cita que: … o reino do céu é como um grão de mostarda... é a menor de todas as sementes… mas quando cresce torna-se a maior das hortaliças… A mostarda de fato é uma semente muito pequena mas não é menor do mundo como nós podemos ver, alguns até dizem que a semente do morango é a menor, isso é um problema? A resposta é Não. 

Não é exigido pelas escrituras, que os fatos sejam registrados com Total precisão, pois para o povo que estava ouvindo o senhor Yeshua a mostarda poderia ser a menor semente encontrada com facilidade, ou até mesmo a que conheciam ser a menor. 

Deus sempre utilizou a cultura da época para mostrar uma verdade espiritual, o Talmud nos diz que "... a Torá usa expressões humanas cotidianas. 1 A semente de mostarda sempre foi utilizada pelos rabinos desde os tempos antigos para se referir a algo pequeno 2 , Jesus como rabino que era, sabia utilizar a mesma linguagem. Quando o texto bíblico vai se referir as " Aves do céu" normalmente simbolizam os povos de outras nações, que praticam o mal, mas também em paralelo de forma profética, representam os povos de todas as nações do mundo 3 que serão acolhidas pelo reino de Cristo, desde sua morte e ressurreição. Assim podemos entender que o grão de mostarda são as Boas novas de Cristo, e que essa semente tão pequena, que foi rejeitada pelos seus, tomando forma humana, cuspida, transpassada,se tornaria uma grande árvore, que seria abrigo para os pássaros, como Deus pode fazer crescer o pé de mostarda, 

Ele exaltou a Cristo, que veio como um servo sofredor. 4 Jesus usa o mesmo simbolismo utilizado por Ezequiel e Daniel, para mostrar que o seu reino será Refúgio para povos de todas as tribos, línguas e nações, eleitos em Cristo, segundo a vontade de Deus Pai. Referência 1 Berachot 31b 2 Berachot 31 e em Levítico Raba 31:9 falando sobre Levítico 24:2. 3 Ezequiel 17:23 e podemos ver também Ezequiel 31 6,12; Daniel 4: 12,14, 21- 22. 4. Isaías 53:1-12 ... Ele cresceu como um broto novo como uma raiz retirada de uma terra seca... o povo o desprezou e evitou um homem de dores que conhece bem enfermidade...meu servo o justo tornar a muitas pessoas justas ponto-e-vírgula ele sofre pelos pecados delas... portanto eu lhe darei uma porção com os grandes e ele dividirá os despojos com os poderosos por ter exposto assim mesmo a morte e tecido contado com os pecadores... Salmo 118:22-23 ... a pedra que os edificadores rejeitaram se tornou a pedra de canto... E nossos olhos estão maravilhados… Fp 2:6-11 ... para que em honra do nome dado a Yeshua Todo joelho se dobre e toda língua reconheça que chuá o Messias é Adonai para glória de Deus, o Pai...

Comentários

Postagens mais visitadas