Entendendo o Anglicanismo Continuante
Não é de hoje que temos um grande problema em relação ao cristianismo no modo "Anglicano" de ser, pois mesmo em sua base, ou fundação, temos rupturas e inúmeros movimentos de influência, seja de lado mais protestante ou romanista.
O que não se pode negar é que existe uma igreja Anglicana da Inglaterra e Anglicana na Inglaterra, pois mesmo no país onde tudo começou também temos as fortes divisões.
Com isso o Anglicanismo se espalhou e deu origem a diversos seguimentos, tanto dentro quanto fora dos limites ingleses.
Sua diversidade a torna bela, porém perigosa, já que estamos falando do REINO DE DEUS que se manifesta nos cultos e no ensinar das escrituras.
Sendo assim, os documentos básicos para delimitar o ANGLICANISMO de modo mais assertivo são dois, o primeiro é o chamado 39artigos de religião, este nos dá o embasamento mínimo de como deve ser a conduta protestante e verdadeiramente evangélica do anglicano, o segundo é o Quadrilátero de Lambeth, que por sua vez no mostra a correta interpretação dos pilares Katholikus (καθολικός ) e dimensão Apostólica.
O Bispo A.A. Chambers, percebendo a loucura, o extremismo e o liberalismo que se aplacou no Anglicanismo, desenvolveu junto de outros Bispos um documento que passou a ser conhecido como Afirmação de St.Louis em 1977, nome dado pelo local onde ocorreu.
Estavam presentes mais de 2.000 anglicanos que queriam uma arregimentação dos princípios para combater o que estava acontecendo.
A igreja Anglicana em sua formação não era nem Calvinista, nem Arminiana, ela era a favor de ambas as visões contando suas limitações humanas e crendo exclusivamente na soberania de Deus, ou seja, mesmo que um Reverendo pudesse ter uma inclinação maior para um ou outro, não lhe dava o direito de exigir do crente que o seguisse desta forma.
Outras situações como a ordenação feminina ao presbiterato e episcopado, tiravam a concepção do trato como tivemos pelo exemplo da Sagrada Escritura, onde estes ofícios permaneceram no meio masculino, não por serem melhor e sim e tão somente, para que cada se mantivesse a tradição conforme a lemos. Assim também com as questões de orientação sexual, ou o aderir ao movimento de Oxford, de Newman, que trouxe de volta as práticas romanas ao meio anglicano.
Para tanto o Movimento Continuante foi a resposta saudável para um retorno às origens do Anglicanismo Clássico que frutificou e deu bons frutos por muitos anos, até se corromper.
Clique aqui e leia a Afirmação de St. Louis.
Sendo assim o verdadeiro Anglicanismo Continuante, está sempre se renovando, porém, sem deixar que a influência mundana o assole e o destrua!
As características deste movimento são, sua prática litúrgica que mostra a beleza e o comprometimento com a centralidade do culto na TRINDADE, ou seja, não há espaço para invenções "malucas" que vemos em alguns seguimentos cristãos, pois o culto é regrado e baseado no LOC, Livro de Oração Comum, para que se tenha um culto sóbrio.Diversidade em si de manifestação, sendo assim, a influência de cada grupo, dentro dos limites, mostra a beleza e a riqueza possível entre o caminhar da liturgia mais robusta, repleta dos elementos litúrgicos, como a mais simples onde a liturgia se torna a medida e não o elemento em si.
A maior dificuldade em países Latinos, com certeza é a forte herança cultural da igreja romana, uma vez que dela nós herdamos muitos aspectos, porém nem todos estão de acordo com a Bíblia, daí a importância de reafirmar que somos PROTESTANTES, já que mesmo em meio a igreja anglicana, temos os erros dos quais necessitamos nos afastar.
Concordo e sei que este assunto precisa ser cada vez mais discutido e ensinado para que um maior número de pessoas possa ter acesso.
Os elementos e características do Movimento Anglicano Continuante é expresso no modo de viver de cada cristão, que entende seu papel como filho e filha de DEUS e que por meio deste veículo chamado anglicanismo se modela e conforma sua vida ao SENHOR.
Não somos melhores ou piores, apenas somos um grupo de pessoas que buscam viver uma prática histórica e agradável.
Bispo Éric Massaro Baptista
Comentários
Postar um comentário