A INERRÂNCIA BÍBLICA - A DOUTRINA ATACADA E BANIDA - Texto organizado por Alexandre Dias
É bem verdade que o surgimento da inerrância bíblica é um conceito relativamente moderno ou contemporâneo. A inerrância bíblica é a doutrina segundo a qual, em sua forma original, a bíblia está totalmente livre de contradições.
Tal doutrina nasceu nos anos de 1970 nos Estados Unidos fazendo nos lembrar de polêmicas do século XIX (Inspiração Bíblica) e da década de 1920 (Infalibilidade Bíblica).
Durante a história do cristianismo teólogos, exegetas e judeus interpretaram a bíblia com pressupostos de autoridade e veracidade em seus textos e em sua mensagem.
Se um homem ignora a veracidade definitiva da bíblia, então o que irá justifica-lô?
Uma coisa é certa a doutrina da inerrância contribuiu e muito para uma interpretação mais conservadora das escrituras e se tornou uma doutrina no calcanhar de Aquiles dos teólogos liberais, pós-liberais e progressistas.
Hoje podemos ver por parte de alguns o desejo que a inerrância bíblica esteja comprometida. Isso claro não sem sentido. Uma vez que venhamos a relativizar a crença na escritura nada se torna proibido e tudo pode ser permitido!
É só lembrarmos de Dostoiévski o filósofo Russo: Se Deus não existe tudo é permitido!
Daí se relativizarmos a bíblia não há regra moral, não há mandamento absoluto, não há nem se quer como acreditar na escritura.
Se a escritura não é inerrante ela possui erros!
Se a escritura possui erros cruciais ou fundamentais toda fundamentação de qualquer que seja a doutrina pode estar e ser comprometida.
Se a bíblia contém erros em sua inspiração então como ou o quê pode ser compreendido como certo ou verdadeiro?
Vejamos o que a bíblia mesmo diz sobre si:
Toda escritura inspirada por Deus é útil para ensinar, redarguir, corrigir e instruir na justiça (II Timóteo 3:16).
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo" (II Pedro 1:20–21).
Alguns acreditam na infalibilidade das escrituras e dizem:
Acreditamos que aquilo que dizem as Escrituras em matéria de fé e prática cristã é totalmente útil e verdadeiro, porém ensinam que na infalibilidade os detalhes da história e/ou ciência tornam-se irrelevantes para as questões de fé e prática cristã, podendo conter erros, pois entre o divino e o humano em sua produção textual, o componente humano é falível e errôneo.
Se a bíblia está errada em alguns pontos quais pontos são estes? Algumas pessoas replicam a ideia de que há erros na bíblia, mas quais são estes erros e onde estão? Será que creem em uma narrativa mais do que de fato sabem dizer onde estão os erros?
Veja: Se há erros na bíblia Deus existe? Bem, se Deus existe e iluminou homens de forma errada tudo isso se torna um grande problema e toda a nossa base de crença e de moral estará comprometida.
Por isso não é tão simples advogar que os textos bíblicos contêm erros.
Se não existe uma fundamentação absoluta para moral podemos fazer o que quiser?
Se a moral e o bem estão sustentados pelos hábitos e costumes históricos e se mudar tudo acabou, então poderíamos fazer o que quiser?
Deus então não existiria, a alma seria mortal e nós não teríamos culpa, então, qual o problema de você fazer qualquer mal moral?
O niilismo era o que afirmava que se poderia fazer o que quer, destruir a sociedade, e fazer o que quisesse com ela.
Obviamente se Deus não existisse o que iria nos conter seria a polícia, as nossas relações parentais, a educação, a lei e o estado de direito.
Se a moral é fruto de hábitos e costumes e se eles vão sendo relativizados na modernização, na sociedade moderna e pós-moderna, relativizando costumes a pergunta que a pessoa pós-moderna irá fazer será: Por que não posso fazer isso? E irá dizer: Eu posso! Se eu quiser eu faço!
A única coisa que irá nos sobrar se Deus não existe e na relativização de hábitos e costumes será a Lei que force os comportamentos.
Embora a maioria das pessoas acreditem em Deus e se tenha diversas religiões a imagem simbólica de representação nos servirá como contenção do comportamento.
Se Deus não existe, nem tudo é permitido! Porque temos vergonha, temos lei, temos a polícia, e que acabam contendo o nosso comportamento.
É claro que hábitos e costumes funcionam e por mais que a sociedade seja niilista ela irá chegar a compreensão que não poderá fazer tudo como por exemplo matar o pai.
Por exemplo um país da Escandinávia se fez a seguinte questão:
Por que uma filha não poderia fazer sexo com o pai legalmente se os dois quisessem?
E o que tudo isso significa na medida em que a gente começa a desacreditar em formas absolutas em que a gente só tenha a Lei para nos regrar será que não marchamos para uma elasticidade das leis a tal ponto em que em algum momento a gente vai aceitar casamentos entre humanos e animais, casamentos de filhos com seus pais independente de qual sexo tenham tanto o filho como os pais?
No dia que a lei for totalmente relativa e a moral for totalmente relativa, neste dia poderemos considerar que tudo será permitido!
Essa é a desconstrução inicial: Primeiro se bane a inerrância bíblica!
Para depois colocar o erro como fundamento, para desconstruir o texto, para desconstruir a verdade, e colocar outro fundamento: O engano!
Estamos na era da pós-verdade!
Dizer que há erros na bíblia compromete a fé, porque se há erros nela o que nos garante que a parte que fala sobre Jesus está certa?
Uma coisa são erros em cópias e outra bem diferente nos autógrafos (livros escritos pelos autores bíblicos).
"A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma, o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. O temor do senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e também justos" (Salmos 19:7–9).
"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (João 17:17).
"...que Deus seja verdadeiro e todo homem mentiroso..." (Romanos 3:4).
Links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inerr%C3%A2ncia_b%C3%ADblica
https://www.youtube.com/watch?v=hUWjium1Li4
Comentários
Postar um comentário